Saúde de A à Z
Busca BayerRiscos da Menopausa
Osteoporose
Este é um problemas mais sérios ocasionados pela deficiência hormonal do climatério. A osteoporose é definida como uma diminuição importante da quantidade de massa óssea, com alto risco de ocorrer fraturas principalmente na região da coluna vertebral, quadril, fêmur e punho.
A perda da massa óssea começa por volta dos 40 anos e acelera-se com o passar dos anos. A osteoporose pode causar fraturas e deformidades da coluna vertebral determinando diminuição da estatura e dor nas costas. Também pode ocorrer perda da estética corporal secundária a deformidades e fraturas, como por exemplo a "corcunda da viúva", que é uma curvatura acentuada da coluna vertebral provocada por osteoporose avançada.
A terapia de reposição hormonal associada a uma dieta balanceada rica em cálcio e exercícios, pode diminuir esse risco. Consulte seu médico.
Doenças cardíacas e arteriais
O estrogênio presente na fase fértil/reprodutiva da mulher protege o coração e vasos (artérias e veias) contra problemas, evitando a formação de trombos (placas que aderem internamente às artérias obstruindo-as) e mantendo o colesterol (gordura no sangue) em taxas normais. Este equilíbrio é quebrado pelo climatério, a diminuição do estrogênio provoca um aumento do risco para doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco ou "derrame" (perda parcial das funções e movimentos causada geralmente por um trombo no cérebro). Este risco pode ser atenuado com a terapia de reposição hormonal, dieta balanceada e exercícios. Consulte seu médico.
Entre as ações da terapia de reposição hormonal no coração e vasos está:
- A diminuição do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL);
- Maior relaxamento dos vasos, ajudando na manutenção ou diminuição da pressão arterial;
- Melhora da contração do músculo cardíaco.
Menopausa
Mais informações sobre este tópico: