Saúde de A à Z
Busca BayerDiagnóstico do HPV
O que é Papanicolaou?
Também chamado pelos médicos de esfregaço ou citologia cérvico-vaginal. O colo do útero é raspado com uma espátula e o material coletado (células) é colocado em uma lâmina de vidro. Este material recebe uma preparação especial e é lido por um médico citologista. A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais locais nos dois dias anteriores ao exame e não se submeter ao exame durante o período menstrual.
O laudo citológico pode ser fornecido utilizando várias nomenclaturas, veja o significado:
O que é Colposcopia?
É um exame onde se utiliza um aparelho de aumento (aumento de 6 a 40 vezes) - o COLPOSCÓPIO - que permite identificar com precisão o local e a extensão da doença do colo uterino e vagina. Para a realização deste exame utilizam-se dois corantes que são o ácido acético e o lugol (solução de iodo forte). Se houver alterações no epitélio, estes dois corantes fazem com que apareçam imagens características, que serão biopsiadas e encaminhadas para exame histológico (também chamado anatomopatológico). O exame da vagina (vaginoscopia) está incluído dentro de exame da colposcopia.
O que é biópsia?
É a retirada de um pequeno pedaço de tecido doente para análise das alterações celulares sob o microscópio.
O que é Histologia?
Também chamado de exame histológico ou anatomopatológico (vulgo AP), é a análise das alterações celulares sob o microscópio de pedaços de tecidos (retirados por biópsia).
Qual é o melhor exame: o Papanicolaou ou a Colposcopia?
Os dois exames são complementares, eles não competem entre si. O Papanicolaou é um método de screening ou rastreamento, identifica a alteração, porém não diz onde ela está (em outras palavras, é como o telefone fixo que toca, mas não consegue identificar a chamada). A colposcopia é mais precisa, ela localiza a lesão (é como se fosse um bina de telefone, identificando o local da chamada).
O que é Vulvoscopia?
É o exame em que se utiliza um aparelho de aumento (de 6 a 40 vezes) - O COLPOSCÓPIO - que permite identificar com precisão o local e a extensão da doença da vulva. Para a realização deste exame utilizam-se dois corantes, que são o ácido acético e o azul de metileno. Se houver alterações no epitélio, estes dois corantes fazem com que apareçam imagens características, que serão biopsiadas e encaminhadas para exame histológico (também chamado anatomopatológico).
O que é Peniscopia?
É um exame em que se utiliza um aparelho de aumento (aumento de 6 a 40 vezes) - o COLPOSCÓPIO - que permite identificar com precisão o local e a extensão da doença em pênis e bolsa escrotal. Para a realização deste exame utilizam-se dois corantes, que são o ácido acético e o azul de metileno. Se houver alterações no epitélio, estes dois corantes fazem com que apareçam imagens características, que serão biopsiadas e encaminhadas para exame histológico (também chamado anatomopatológico).
O que é Anuscopia de magnificação?
É um exame em que se utiliza um aparelho de aumento (aumento de 6 a 40 vezes) - o COLPOSCÓPIO - que permite identificar com precisão o local e a extensão da doença da região externa e interna do ânus. Para a realização deste exame utilizam-se dois corantes que são o ácido acético e o lugol (solução de iodo forte). Se houver alterações no epitélio, estes dois corantes fazem com que apareçam imagens características, que serão biopsiadas e encaminhadas para exame histológico (também chamado anatomopatológico).
O que são métodos de biologia molecular (captura híbrida, hibridização molecular)?
São métodos que pesquisam se existe material genético do HPV dentro das células do organismo humano. A positividade destes testes quer dizer que o organismo entrou em contato com o HPV, mas não consegue predizer quem irá desenvolver lesões. A captura híbrida é o teste mais utilizado na prática clínica e permite identificar dois grupos de vírus (de baixo e alto risco oncogênico) e a carga viral.
HPV
Mais informações sobre este tópico: