Saúde de A à Z
Busca BayerHipertensão
Hipertensão arterial é uma doença crônica que afeta homens e mulheres, mas que como muitas pode ser controlada. TRATAR deve ser a nossa preocupação. Se não tratada, a hipertensão arterial pode causar: acidente vascular cerebral (derrame), infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca.
A hipertensão arterial na sua grande maioria das vezes não tem uma causa conhecida para o seu desenvolvimento. Sabe-se que além da herança familiar, hábitos como comer muito sal, viver com estresse, estar com o peso acima do ideal, não fazer exercícios, tomar bebidas alcoólicas em excesso, aumentam os riscos de se desenvolver a hipertensão arterial.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através da medição ou mensuração da pressão arterial, com a ajuda de um esfigmomanômetro. Existem alguns fatores que alteram a pressão arterial, portanto, quando há suspeita de hipertensão arterial é necessário verificar várias medidas em diferentes momentos do dia.
Sintomas
Ter pressão alta, não é igual a ter problema de coração! Muitas vezes a hipertensão arterial não promove o aparecimento de sintomas.
Alguns sintomas de hipertensão arterial é dor na nuca, dor da cabeça, sangramento nasal, tontura e vermelhidão facial, mas isto em casos não controlados e graves.
Tratamento
Seguem algumas recomendações não farmacológicas para o tratamento da hipertensão arterial:
- Reduzir a ingestão de sal;
- Ter uma dieta saudável, com muitas frutas e verduras;
- Limitar a ingestão de álcool;
- Realizar exercícios físicos regularmente após avaliação e orientação médica;
- Reduzir a ingestão de gorduras saturadas e carboidratos refinados;
- Parar de fumar;
CONVERSE COM SEU MÉDICO E NUTRICIONISTA
Quem tem mais chance de ter hipertensão?
A pressão alta ou hipertensão pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum nos adultos e nos idosos, ocorre com frequência em diabéticos e principalmente em pessoas que já tiveram casos na família.